A tecnologia Smart, NFC e a estratégia CRM nos estádios

Como a tecnologia Smart e NFC estão mudando muitos estádios da Europa e Estados Unidos. Unidas a uma estratégia CRM eles aumentam o ganho do clube com seu estádio.

smartposterImagem de um Smart Poster 

Muitos gerentes de estádios e clubes investigam as novas tecnologias como smartcards de multiaplicação, pagamento de débitos feitos no estádio, comunicações de campo NFC (Near Field Communication, uma tecnologia que permite a troca de informações entre dispositivos sem a necessidade de cabos ou fios, wireless, sendo necessária apenas uma aproximação física. Um dispositivo com um chip NFC pode funcionar como um documento de identidade ou  ser usado para fazer um pagamento) e serviço de SMS para ajudar a fornecer uma melhor experiência para o cliente/torcedor, gerando renda extra para o clube e estádio e ganho de receita mais eficiente. O setor de estádios pode usar qualquer combinação de tecnologias para fornecer uma experiência mais agradável para seus clientes, inclusive acesso fácil ao evento, compra conveniente de ingressos, filas mais curtas dentro do estádio e também fornecerão oportunidades de gerar renda extra para o clube no dia do evento.

Inicialmente estas tecnologias que economizam tempo soam como inovadoras, e realmente são para os estádios que as adotaram. No entanto, é importante entender que os clubes e seus clientes não receberão os benefícios máximos destas tecnologias sem chegada de uma gestão de relacionamento com clientes chamada CRM (Customer Relationship Management).

Alguns estádios já implantaram smartcards de uso único, alguns implantaram cartões de duplo-uso com sistema NFC embutido. Alguns utilizam os smartcards somente para acesso ao estádio. Estes estão perdendo os extensos benefícios que poderiam ser realizados se adotassem um sistema tecnológico moderno integrado com um sistema de CRM.

A solução de uma estratégia de gestão CRM não necessita necessariamente de uma solução tecnológica avançada para trazer benefícios aos torcedores. Se o clube entender os benefícios da solução desta estratégia trará um aumento de renda consequentemente. Isso significa que uma estratégia CRM integrada é essencial. Um sistema CRM completamente integrado, bem planejado e implantado pode ajudar os gerentes de estádios até a assegurar a segurança do estádio e a segurança dos seus torcedores. Ele também fornece aos clubes dados que podem ser usados para desenvolver uma estratégia abrangente de marketing.

Benefícios para o clube e o torcedor

Implementar uma aplicação de tecnologia smart com um sistema CMS (card management system) cria uma interface direta com um sistema CRM dando aos clientes acesso a inúmeras funções com um único smartcard ou telefone celular. Estas funções podem incluir acesso ao estádio, pagamento de contas, informações e recepção de notícias no estádio e outras localizações (tal como estações ferroviárias e centros comerciais).

Além de melhorar a experiência do cliente, os benefícios ao clube podem incluir melhores informações de marketing capacitando ainda mais as campanhas de marketing, eficiência no processamento das respostas dos clientes (enquetes e pesquisas), aumento de renda do clube, reduções de custo (inclusive economia na emissão de bilhetes e produtos), aumento da presença do público e apoio para resolver o desafio de servir a todos os clientes.

Oportunidades de marketing

Simplesmente não é possível desenvolver uma verdadeira campanha de marketing personalizada e abrangente sem uma solução de tecnologia smart. Até que todas as interações (registros de movimento de compra, pagamento, consulta de dados) que o cliente faça com o clube sejam registradas num repositório de dados central para análise posterior, o quadro pleno não será entendido.

Por exemplo, se um clube sabe que um cliente comprou uma camisa infantil ele poderá oferecer produtos para crianças rapidamente e uma experiência orientada para toda a família no dia do evento. Se um viajante faz o download de uma lista instalada em um Smart Poster (Uma tela de televisão que contém informações de um evento no estádio ou fora ou até do jogo, no qual o torcedor baixa os dados usando o sistema NFC do celular) numa estação ferroviária ou de ônibus, mas não comprou o item ou ingresso, um clube poderá oferecer o mesmo ingresso com desconto no próximo dia deste tipo de evento sabendo que neste dia se terá baixo nível de público, por exemplo. Se sabemos que um determinado cliente tem um celular com sistema NFC habilitado então será possível promover alguma surpresa para ele no dia do evento. Envia-se, via SMS, uma promoção com uma oferta tipo ‘traga um amigo’ que poderão  ser transferidas para seu amigo ou membro de família via NFC do celular. Adicione uma promoção num celular que o clube já tenha registrado como celular NFC na loja do clube ou pelo site e isto poderá gerar mais renda. Se um assinante ou sócio-torcedor perdeu um jogo,  ou vários jogos, o clube poderá usar esta informações em futuras comunicações com ele, alertando-o com um pacote de serviços personalizados para suas necessidades, mantendo-o como sócio-torcedor e melhorando ainda mais a relação do clube com seu torcedor.

Iniciativas da comunidade

Ligação com seus clientes além das bilheterias do estádio por muito tempo foi uma ambição de muitos clubes. As atividades como a promoção de comida saudável nas escolas já é uma meta chave para alguns clubes integrados com o sistema de transporte local. Isso é especialmente interessante para clubes que planejam comunicação fora dos estádios. Fazer estas iniciativas não apenas demonstra a consciência social do clube, mas também promove a vida saudável e programas ecológicos. A coisa mais impressionante sobre adotar o uso de um smartcard operado por um parceiro é que outras empresas promovem o clube e suas atividades.

Como parte do projeto nacional do governo da Inglaterra ‘Construindo Escolas para o Futuro’ muitas escolas já têm ou estão implementando soluções smartcard para o acesso, registro e débito. Uma vez que uma solução smartcard exista dentro de uma escola é relativamente simples incluir uma estratégia de premiação por mérito ou por ter adotado a comida saudável, por exemplo, que possa de alguma maneira ser registrada na escola. O clube pode recompensar a escola promovendo uma excursão para o estádio do clube ou até o encontro com um jogador em um dia previamente combinado.

Ganho de Renda

A disponibilidade de uma tecnologia smart dentro de um ambiente de estádio pode ser melhor entendida olhando um exemplo de uma experiência do cliente e como eles interagem com um sistema integrado de gestão CRM.

Primeiramente o cliente deve registrar suas informações digitais com o suporte ou site do clube selecionando os serviços específicos que ele tem como NFC, SMS e assim por diante. Em dia de jogo, eles podem receber um SMS alertando-os a uma promoção relâmpago de um produto específico no estádio. O SMS também pode incluir informações de sua viagem. Chegando ao estádio, o cliente pode acessar o estacionamento, pagar e entrar no próprio estádio via smartcard ou mesmo usando seu telefone celular com o sistema NFC habilitado, eliminando a necessidade produzir bilhetes de papel. Uma vez que o cliente esteja dentro do estádio, ele pode ser alertado sobre um desconto na loja do clube por smart pôster (uma tela de TV com propaganda) ou por mensagem SMS. A mensagem pode mesmo ser direcionada somente para esse cliente específico, por exemplo, desejando-o um feliz aniversário e dando a ele um brinde, como uma bebida grátis numa determinada loja do estádio.

Fonte: Smart Stadia in Football (06/07/2010)
http://www.football-marketing.com/2010/07/06/smart-stadia-in-football/

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